Projeto

Projeto Adote Um Autor

O Projeto Adote um Autor foi lançado durante o I ENCONTRO DE ESCRITORES BRASILEIROS NA BAVIERA, em Munique, sul da Alemanha, nos dias 3 e 4 de maio de 2013 pela Associação Cultural Teuto-Brasileira (DBKV e.V.), com o apoio do Esperanto Klub de Munique. Trata-se de um projeto solidário que usa a criatividade como base para o incentivo à cultura brasileira no exterior.
Para a realização do evento as Associações confiaram na ideia da “adoção” de autoras e autores brasileiros residentes em diferentes regiões da Alemanha e em outros países. Assim, juntos, a DBKV e.V. e o Projeto Adote um Autor convidaram a comunidade brasileira do sul da Alemanha a participar ativamente do projeto, resultando na hospedagem de todos os autores presentes no encontro em Munique (os depoimentos estão publicados no website do projeto www.adoteumautor.brjp.org ).
A DBKV e.V. também proporcionou ao Projeto Adote um Autor a oportunidade única de um trabalho cooperativo junto à comunidade de Munique. Como resultado, todas as entidades locais responsáveis pela disseminação da língua portuguesa contribuíram para a promoção desse encontro multicultural e multinacional. Foram elas: a Escola Portuguesa de Munique, KiGa Estrelinha, Linguarte e Lusofonia, com a participação ativa de alunos, pais e professores destes centros de ensino.
Outros apoiadores do projeto foram a Rede Brasileira de Escritoras (REBRA) e o Varal do Brasil. A REBRA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, onde escritoras brasileiras, reunidas em uma associação, se comprometem com a literatura, a cultura e a justiça social. Por sua vez, o Varal do Brasil é um projeto que já se mostra a partir do título: Literário, sem frescuras. Nele, escritores são escritores, sejam eles conhecidos ou anônimos. Foi então, com toda essa inspiração e incentivo, que o Projeto Adote um Autor nasceu no sul da Alemanha.
Durante todo um dia de atividades voltadas à literatura infanto-juvenil e ao público adulto, houve palestras e exposições de livros, e ilustrações mágicas, complementando um cenário especial produzido pelos autores participantes. O palco para a realização dessas atividades foi o espaço cultural EINEWELTHAUS, local conceituado na cidade de Munique. Fundado em 2001, o espaço é aberto ao diálogo e à solidariedade, para pessoas de todas as nacionalidades, e nele são realizados inúmeros eventos culturais, em vários idiomas.

Autores participantes do Projeto Adote um Autor durante o I Encontro de Escritores Brasileiros na Baviera.

Alexandra Magalhães Zeiner
Eliana Keen
Evandro Raiz Ribeiro
Jacilene Brataas
Lúcia Amélia Brüllhardt
Mara de Freitas Herrmann
Marcia Mar
Maria Cristina Schulze-Hofer
Neusa Maria Arnold-Cortez
Roseni Kurány
Rubens dos Santos
Sérgio Poeta-Beija-Flor
Karina Orsini Martinelli
Sylvia Roesch
Zé do Rock

Equipe Adote um Autor

Alexandra Magalhães Zeiner Coordenação
Eliana Keen Conselheira
Evandro Raiz Ribeiro Imagem, confecção e atualização do site
Adote um autor